o tempo VAI passar de qualquer forma.
para todos que estão se sentindo insuficientes e perdidos nessa onda de vestibulares.
“Já estou ficando velha(o) e ainda não passei na minha faculdade dos sonhos, meu tempo está acabando, vou desistir.”
nessas últimas semanas tenho ouvido várias vertentes dessa mesma frase, não vou vir com aquele papo de que não era pra ser, que você é maior que a sua nota, por que com toda certeza já deve ter ouvido isso um milhão de vezes nesses últimos dias.
mas eu vou te apresentar a minha visão sobre tudo isso: não acha que o tempo passaria de qualquer forma se você já estivesse aprovado? o que te faz pensar que o seu sonho tem um prazo?
eu entendo que é horrível sentir que está ficando pra trás, de estar atrasado, mas, sinceramente, estamos atrasados para o quê? o que necessita tanta pressa para passarmos esses anos de tentativa infelizes? a verdade é que a pressão externa parece colocar um prazo nos nossos sonhos, coloca uma data que determina se vamos ou não alcançar aquilo, como se quando atingirmos essa data não haverá mais sonho, mais tempo.
e quem nos garante que teremos tempo para qualquer coisa? viver onde vivemos é ter a incerteza se estaremos ou não aqui pra realizar oque a nossa alma deseja, e você aí, cedendo a pressão externa e colocando um prazo pra viver e ver acontecer aquilo que sua alma almeja. pode ter certeza que quando acontecer, e vai acontecer, a recompensa vai ser gratificante, vai olhar pro céu e agradecer por não ter desistido, de ter desafiado a pressão que o tempo colocou na sua cabeça, vai agradecer por ter lutado pra pisar onde pisa e estudar onde estuda.
confesso que, enquanto escrevo isso estou pensando: “o que está escondido por trás desse sentimento de frustração, de pressão, que te priva de entender que se você parar, se desistir, o tempo vai passar de qualquer forma?”. sabe qual é a diferença? é que se desistir, você vai ter que assistir o tempo passando e deixando aquele gostinho do ‘e se…?’.
sei que a carga é muita, e pensar em viver mais um ano de tentativa é complicado, é frustrante. os vestibulares usam e abusam até da última gota da nossa sanidade, só pra no final esfregar na nossa cara que vivemos em mundo injusto, em um mundo que nem todo mundo ganha. muitos de nós só tem a faculdade pública como oportunidade, ou é isso ou é nada, vivemos com a sensação de que nada espera por nós e que só vamos mudar isso se fizermos dar certo. e aí vamos pra cima, muitas vezes sem rede de apoio, sem recursos, sem esperança. mas deixa eu te falar, desistir não é uma opção, é o seu sonho e você VAI conseguir, vai alcançar.
veja o tempo passar, mas não desista daquilo que te faz acreditar que o tempo vale a pena ser vivido, não deixe de acreditar que quando alcançar o seu sonho você vai fazer a diferença.
um sonho, ás vezes, custa uma parcela do seu tempo, mas ver esse mesmo tempo passar e só imaginar como teria sido alcançá-lo, custa muito, mas muito mais caro.
Não tenho palavras pra dizer o quanto eu amei seu texto. Não tenho muita prioridade para falar sobre vestibulares, pois ainda estou no 1° ano do E.M, mas acho que consigo entender pelo menos um pouquinho. Mesmo sendo cedo me preocupo muito com isso. Não tenho ideia do que quero ser ou fazer, e a ideia de talvez não ser boa em nada me derruba por inteira. Mas está tudo bem, sei que não tenho que ter pressa, ainda tenho muito tempo pra pensar kskksks. O que você escreveu de algum jeito (mesmo não sendo o mesmo contexto) me ajudou, de alguma forma, do qual não sei explicar. Obrigadaa